sábado, 21 de abril de 2012 | | By: Portal Movimentar

Escada de Ling: Por que esse nome?

Fonte: Google imagens
Colegas acadêmicos e profissionais de Fisioterapia, provavelmente muitos de nós já ouvimos falar, estudamos e por vezes já utilizamos a escada ou barra de Ling, mas talvez nunca tenhamos nos preocupado em saber: "Por que esse nome: escada de Ling?". Tal questionamento também nunca tinha passado pela minha cabeça.

No entanto, o esclarecimento sobre a origem de tal denominação veio-me durante uma aula no curso de Educação Física, mais precisamente na disciplina de Sistemas e Métodos Ginásticos.

Eis a explicação: o método sueco de ginástica teve como idealizador o poeta e educador Perh Henrik Ling. O método é dividido em quatro partes: pedagógico, médico ou ortopédico, militar e estético. A subdivisão médico ou ortopédica aproxima-se bem do que temos hoje na Fisioterapia como tratamentos dos desvios posturais. Os exercícios eram dinâmicos, lineares e prezavam sempre pela boa postura. Dentre os equipamentos e materiais especiais para a prática da ginástica sueca figurava a escada ou barra que recebia o nome do idealizador do médodo (Escada de Ling) também conhecida pelos praticantes do método ginástico sueco como "espaldar".

Outro ponto a se considerar sobre este método é que ao contrário do método alemão, que era praticado predominantemente na natureza e com finalidade militar, o sueco permite sua realização dentro de ambientes fechados, algo que nos remete na atualidade às clínicas, consultórios e academias.

Fonte: Google imagens

0 comentários:

Postar um comentário