quarta-feira, 13 de março de 2013 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

Garota de 8 anos corre meia-maratona

Correr uma meia-maratona apenas aos 8 anos de idade? Espantados? Então conheçam a jovem Katarina Nikolovski, que ano passado correu a prova Indy Mini 500 Half-Marathon ao lado de milhares de atletas adultos.

O tempo? De deixar muito marmanjo no chinelo! 2 horas e 25 minutos!!!!!!!!!

Assistam ao vídeo da pequena Karatina em ação!!!!




FONTE: Página "Mundo Corrida" no facebook - https://www.facebook.com/MundoCorrida?ref=ts&fref=ts
segunda-feira, 11 de março de 2013 | 1 comentários | By: Portal Movimentar

O paradoxo de Codman

Fonte: KAPANDJI, 2000.
Tente realizar:

1º - Membro superior vertical ao longo do corpo
2º - Palma da mão girada para dentro (polegar apontando para frente)
3º - Realize uma abdução de ombro sem permitir que o eixo longitunial do membro superior saia do plano frontal
4º Em seguida, faça uma extensão relativa (traga o membro superior novamente para a lateral do corpo pela frente) mantendo o membro superior no plano sagital.

E aí, o que aconteceu? A PALMA DA MÃO ESTÁ GIRADA PARA FORA E O POLEGAR APONTANDO PARA TRÁS?!!! Muito prazer: PARADOXO DE CODMAN!

Agora experimente fazer o caminho inverso: a partir da posição final retorne à inicial.

Polegar novamente apontando para frente e palma da mão voltada para a coxa?!!!  rsrsrsrsrs

Mas por que isso acontece???

Neste duplo movimento de abdução seguido por uma extensão, se produz AUTOMATICAMENTE uma rotação interna de 180º (1º caso): um movimento sucessivo em torno de dois dos eixos do ombro dirige mecanicamente e involuntariamente um movimento ao redor do eixo longitudinal do membro superior. É o que Mac Conaill denominou rotação conjunta, que aparece num movimento diacodal, isto é, realizado sucessivamente em torno dos dois eixos de uma articulação com dois graus de liberdade. Neste exemplo, a articulação do ombro, que possui três graus de liberdade, é utilizada como uma articulação de dois eixos.

Se utilizarmos o terceiro eixo para realizar, voluntária e simultaneamente, uma rotação inversa de 180º, desta vez, a mão retorna à posição de partida, o polegar apontando para a frente, depois de descrever um ciclo ergonômico; tais ciclos se utilizam com frequência nos gestos profissionais ou esportivos repetidos, por exemplo na natação. Esta rotação longitudinal voluntária que Mac Conaill denomina rotação adjunta, só é viável em articulações com três graus de liberdade e é indispensável durante o ciclo ergonômico. Para demonstrar isso: a partir da posição anatômica, em rotação interna de ombro, com a palma da mão girada para fora e o polegar para trás, realize abdução até os 180º. Note que a partir dos 90º de abdução o movimento fica bloqueado e é necessário realizar uma rotação externa para darmos continuidade ao movimento. De fato, causas anatômicas, tensão ligamentar e muscular, não permitem que a rotação conjunta continue no sentido da rotação interna e é necessário recorrer a uma rotação externa adjunta para anular a rotação conjunta interna e finalizar o ciclo ergonômico.

Isso explica a NECESSIDADE DE UMA ARTICULAÇÃO DE TRÊS EIXOS NA RAIZ DOS MEMBROS.

FONTE: KAPANDJI, A. I. Fisiologia Articular, volume 1: esquemas comentados de mecânica humana. São Paulo: Panamericana; Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
quarta-feira, 6 de março de 2013 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

Cerimônia de Lançamento do livro "Corrida de rua: Fisiologia, Treinamentos e Lesões"


Inicialmente era para ser um estudo sobre as lesões que afetavam os corredores, mas como elas estão bastante relacionadas a erros de treinamento foi necessário entender os seus diferentes tipos e objetivos. Percebí a necessidade de reunir todos estes conceitos em um livro e assim nasceu a idéia. O livro é direcionado a profissionais de medicina, educação física, fisioterapia e nutrição envolvidos no mundo da corrida de rua. Espero contribuir de algum modo para os apreciadores deste maravilhoso mundo da corrida de rua.

A cerimônia ocorrerá no Hotel Luzeiros - Av. Beira Mar, 2600 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-121, Telefone:(85) 4006-8585 - dia 25 de abril, a partir das 20h. Na ocasião serão dados autógrafos e servido um coquetel.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!!

Mauro Katsumi Fuziki, autor do livro.
 
Médico da Seleção Brasileira de Futsal 
Médico assistente no setor de traumatologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Acompanhe o feed de notícias sobre a cerimônia:https://www.facebook.com/events/530119313699138/https://www.facebook.com/events/530119313699138/?ref=ts&fref=ts